Introduzir Mindfulness em nossa vida diária envolve uma mudança de hábito e uma das dificuldades descritas pelas pessoas que iniciam a prática é a falta de tempo.
​Uma prática que você pode inserir no seu dia a dia e que é bem rápida e simples é a prática dos três minutos ou dos três passos. Sendo rápida, você pode realizá-la sempre que achar necessário, como antes de uma apresentação para trazer mais calma e foco; quando passar por alguma situação desagradável, para evitar a reatividade; ou até antes das refeições, para tomar consciência das sensações físicas de fome.
Como praticar então?
Primeiro passo ou primeiro minuto: feche os olhos e, devagar, conscientize-se:
– Do ambiente ao seu redor: preste atenção nos sons que chegam até você, na temperatura do ambiente;
– Do seu corpo: contato do corpo com o ambiente, sensações agradáveis e desagradáveis; e
– Da sua experiência interna: observe pensamentos e emoções que surgem.
Segundo passo ou segundo minuto: aos poucos, traga a atenção para a sua respiração, sem tentar modificá-la, apenas observando-a no momento presente. Se a sua mente se distrair, traga-a de volta a respiração, quantas vezes forem necessárias, de forma gentil.
Terceiro passo ou terceiro minuto: expansão da atenção progressivamente para todo o corpo e, posteriormente, para o ambiente. Progressivamente, retorne a consciência para o corpo como um todo e, quando se sentir confortável, volte a abrir os olhos.

Em relação a alimentação, essa prática, quando realizada antes das refeições, traz mais atenção ao momento presente, resultando em escolhas mais conscientes, por exemplo dos alimentos e suas quantidades naquela refeição, pois você compreende melhor suas necessidades para o momento.

error: Content is protected !!