Foi convocado pelo Comite Olímpico Internacional especialistas para atualizar a Declaração de Consenso de 2005 sobre a Tríade Feminina de Atletas, substituindo a anterior e fornecendo diretrizes para orientar a avaliação de risco, tratamento e decisões de retorno ao jogo. O novo termo “Deficiência de Energia Relativa no Esporte”, aponta para a complexidade envolvida e o fato de que os atletas do sexo masculino também são afetados.

A síndrome refere-se a função fisiológica prejudicada incluindo, mas não limitado a, taxa metabólica, função menstrual, saúde óssea, imunidade, síntese proteica, saúde cardiovascular causada por deficiência relativa de energia. A causa dessa síndrome é a deficiência de energia em relação ao equilíbrio entre o consumo de energia na dieta e o gasto de energia necessário para a saúde e atividades da vida diária, crescimento e atividades esportivas. Consequências psicológicas podem preceder a síndrome ou ser o resultado dela.

Devido às potenciais consequências graves para a saúde desta síndrome, existe uma necessidade no âmbito clínico de estabelecer um modelo de “Avaliação do Risco Desportivo” para proteger a saúde e o bem-estar dos atletas com esta síndrome. As diretrizes de “retorno ao jogo” ajudarão a equipe de apoio à saúde do atleta no retorno seguro do atleta afetado à participação esportiva.  Recomendações para organizações esportivas, comitivas de atletas e instituições de pesquisa resultarão em conscientização, compreensão e conhecimento futuro baseado em evidências da Deficiência de Energia Relativa no Esporte.

 

Texto por João Motarelli e Julia Tott Mormillo

 

Mountjoy M, Sundgot-Borgen J, Burke L, et al. The IOC consensus statement: beyond the Female Athlete Triad — Relative Energy Deficiency in Sport (RED-S). British Journal of Sports Medicine 2014;48:491–497.

 

 

error: Content is protected !!