Janeiro

8e0decb4032d7c4154f1a8a6f487ce33

O fígado é o principal órgão responsável pelo metabolismo dos nutrientes e, por isso, quando exageramos na alimentação ele acaba ficando um pouquinho mais sobrecarregado. Nesse sentido, são práticas comuns para os extremamente preocupados com os exageros: reduzir de forma muito severa a quantidade de calorias na alimentação, ingestão muito elevada de líquidos, utilizar sucos a base de gengibre, maçã, abacaxi e couve e ainda, passar por longos períodos de jejum no intuito de promover a detoxificação do corpo, em busca de uma melhoria da saúde e emagrecimento.
Porém, em nota, o conselho federal de nutricionistas deixa claro que a ciência não demonstrou os benefícios propostos pela dieta, ou seja, aparentemente nosso organismo tem mecanismos que não somente podem, mas conseguem eliminar os excessos sem precisar adotar nenhum comportamento radical, através da adoção de uma alimentação saudável e equilibrada. Ainda olhando pelo ponto de vista comportamental, é notável que as alterações alimentares podem não se enquadrar no habito alimentar daquele que se propõe a fazer esse tipo de dieta, não se tornando uma prática alimentar de longo prazo. Ao invés disso, acaba se tornando uma dieta da moda ou uma válvula de escape como forma de compensação para os exageros alimentares.


ebee07916bb78af47a8e08406de81c91

O suco detox é, de longe, o mais famoso ingrediente da dieta detox, e acredito que, com certeza, ele pode fazer parte de uma alimentação equilibrada, mas a alimentação é muito mais do que somente a escolha do alimento em si e é por esse motivo que a maior parte das dietas falham ao longo prazo e as pessoas acabam frustradas.

O Conselho federal de nutricionistas se posiciona muito bem em relação a dieta Detox e enfatiza (e isso ainda vale para outras dietas) que a alimentação saudável deverá ser “acessível do ponto de vista físico e financeiro, harmônica em quantidade e qualidade atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis o que favorecerá o bom funcionamento do organismo”.

A dica, portanto, é pensar se a próxima dieta que você escolher atende a todos esses requisitos e, melhor ainda, você pode contar com o auxilio de um nutricionista para lhe auxiliar e mudar não somente o que você come, mas como você come! Eu conheço um para te indicar #joãomotarelli

Para ler a nota Técnica do Conselho Federal de Nutricionistas, Clique aqui!


ec5b86aeb0caf0dd7bdb8bda3d60829f

A Segunda feira é o dia mundial de começar algo! Que tal experimentar novos sabores, experiências e ainda fazer parte desse movimento mundial a favor do consumo consciente de alimentos de origem animal? A #segundasemcarne @segundasemcarne
No meu almoço de segunda feira de hoje, foi patrocinado pela dona flor e suas marmitas da Chef Joice Brandão. Strogonoff vegano de shimeji. Se você ficou com vontade corre lá no site dela e saiba mais.

​Gostou do movimento? Paul Mcartney, o ex beatle, é um dos apoiadores ao movimento no reino unido. Faça parte você também ao movimento poste suas fotos #ssc #segundasemcarne e, se precisar de uma avaliação do seu cardápio, é só marcar @joaomotarelli_nutri no instagram.
​Saiba mais clicando aqui.


1ea8eb004a1aa8a83f7349b3963cf451

Ahhh São Paulo, cidade maravilhosa! E claro, que não poderia escolher outro local que não o mercadão municipal para prestigiar o aniversário desta cidade querida, não é mesmo? Mas não é só lá que você encontra opções saudáveis e saborosas para uma alimentação mais equilibrada. Confira o site com o top10 de restaurantes que eu separei para você com culinárias pra lá de saudáveis. Confira aqui!