Curso Mindful Eating

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A verdade que nunca ninguém te contou sobre o ganho de peso

“Doutor(a) procurei você pois preciso PERDER PESO e se eu tiver alguém para me ajudar a colocar regras isso me ajuda muito. Já fiz muitas dietas antes , e consegui perder peso, mas acabo desanimando e perdendo a MOTIVAÇÃO e volto a engordar, me sinto descontrolada com a comida, você pode me ajudar?”
Isabela, 35 anos, Obesidade grau I

E agora o que fazer?

Eu já perdi a conta de quantos pacientes chegaram com essa demanda e que mesmo com uma orientação e planejamento alimentar não aprenderam a lidar com o DESCONTROLE AO COMER,  o EFEITO SANFONA e a BAIXA AUTOESTIMA pois a verdade é que esses problemas estão gerados em especial pela RESTRIÇÃO ALIMENTAR.
Sabe o que nunca ninguém te contou sobre a RESTRIÇÃO ALIMENTAR?  Que a restrição não é só o comportamento de não comer, pois a restrição pode também ser cognitiva. Ou seja, mesmo comendo mas com pensamentos, crenças e atribuições ao alimento de “proibido” “engorda”, “faz mal” isso ainda é um tipo de restrição e irá promover os mesmo efeitos indejáveis da restrição como o DESCONTROLE ALIMENTAR, o GANHO DE PESO e o EFEITO SANFONA e claro piorando a AUTOESTIMA

O que você realmente precisa saber sobre dietas

O Efeito sanfona foi relacionado com aumento de 80% de risco de Diabetes, 124% maior risco de Mortalidade e aumento de 84% no risco de Infarto agudo do Miocárdio.

A restrição alimentar foi associada com o COMER EMOCIONAL e O COMER EXAGERADO em uma amostra de aproximadamente 1000 indivíduos homens e mulheres de idade entre 18 e 65 anos.  Neste mesmo estudo foi demonstrado a relação entre a restrição e o aumento do Desejo alimentar.

Quanto maior a restrição alimentar maior a insatisfação corporal e autoestima Entender a relação entre esses fatores é extremamente importante para que possamos caminhar para uma forma sustentável de se relacionar com o comer e a comida.  A Pergunta é:  “como eu faço isso?”

Criando uma relação verdadeira com o comer a comida e o corpo

40 a 60% de Carboidrato, 15% a 25% de proteína e 25% a 30% de gordura. Carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, pelo menos 25 gramas de fibras diariamente e 2 litros de água.

Essas informações são importantes para uma boa alimentação, mas, que por si só elas não são suficientes para lidar com o ciclo de perda e ganho de peso, a montanha russa da autoestima e  o descontrole ao comer e sabe porquê?

Porque essas informações apenas nos auxiliam a entender o QUE FAZER, mas, não COMO FAZER e por isso o Mindful Eating tem se tornado uma abordagem com tanto destaque entre Nutricionista, Médicos e Psicólogos, pois ele nos ajuda a aprender a COMO LIDAR com esses comportamentos, veja a seguir:

-Através das práticas de Mindful Eating você tem a possibilidade de entrar em contato com com os comportamento problema, pois através dele desenvolvemos a capacidade de autorregular a nossa atenção desenvolvendo CONSCIÊNCIA à diversos fatores que nos fazer comer de forma descontrolada, exagerada ou insuficiente quebrando de vez o ciclo desbalanceado do comer, o efeito sanfona e recuperando a autoestima.

-Através da meditação, redescobrimos o comer aprendendo habilidades duradouras e sustentáveis que vão te auxiliar a recuperar de uma vez por todas a confiança em si, e abandonar de vez a necessidade de restringir a comida como forma de autocontrole.

-O Programa de Mindful Eating em 10 semanas (EAT FOR LIFE) oferecido pelo João Motarelli e  Paula Teixeira, fornece acompanhamento com professores instrutores e grupo de apoio ao longo de 10 semanas para que possa se sentir confiante em abandonar as dietas de uma vez por todas.

Depoimento de quem já passou por esse processo

“Redescobri o exercício como forma de cuidar do meu corpo e não como punição ou obrigação. Posso brigar com meu corpo mas aprendi a estar bem com ele. Me dou permissão para começar a comer e também posso me dar a permissão de parar de comer. Pude descobrir o quanto permissão de comer não é permissividade. Hoje, levo para o meu dia a pergunta: eu tô com fome de que? e me mantenho conectada com meu corpo e comigo mesma”
Cristina

“Me sinto muito grata ao João e a Paula por ter conduzido todo os assuntos de forma profunda e leve. Achei que eu estava fazendo o curso para meus pacientes, mas esse curso foi para mim, pude olhar para mim, olhar para mim, cuidar de mim. Sinto que agora posso cuidar de verdade do outro. Levo cada prática para a minha vida”
Adriana

O programa de Mindful Eating em 10 semanas “Comendo para vida”

Sessão 1 – Basico do Mindful Eating e Meditação da uva passa
Sessão 2 – Falando com o corpo: o que você fala ao seu corpo e o que o seu corpo te fala? | Meditação do comer, escaneamento corporal e bondade amorosa
Sessão 3 – As três sabedorias alimentares | Meditação da respiração
Sessão 4 – Pensamentos sobre comida | Crenças alimentares e meditação da respiração
Sessão 5 – Do que você realmente tem fome? | Meditação do comer, bondade amorosa e como lidar com as emoções sem a comida
Sessão 6 – Satisfação e Saciedade | Mindful Yoga e Meditação do comer
Sessão 7 – Se tornando fisicamente ativo | Mindful Yoga e Meditação do comer
Sessão 8 – Me tornando um conhecedor consciente | Meditação com o comer e Mindful Yoga
Sessão 9 – Respeitando e apreciando o corpo | Bondade amorosa e compaixão com o comer e o corpo
Sessão 10 – Comendo para a vida | revisão de práticas

*após a realização do curso o profissional interessado em aplicar na prática clínica os conceitos do programa deverá passar por 3 supervisões clínicas com 1 hora de duração cada (online)

O Programa online

Com encontros semanais de 2:00 ao longo de 10 semanas, os participantes terão acesso a sala de aula interativa que possibilita:

  • Visualizar Slides e Materiais de aula
  • Interagir através do Chat
  • Enviar e recebermateriais
  • Se dividir em grupos para realizar dinâmicas e práticas
  • Sala de Aula Virtual
  • Aulas Gravadas*

As aulas ocorrem online a participação é AO VIVO.
As aulas são gravadas e disponibilizadas aos alunos por um período de 6 meses.
Os alunos que perdem uma sessão podem repor as aulas em outras turmas.

Quando?

Outubro
08, 15, 19, 26
Novembro
05, 19, 26
Dezembro
03, 10 e 17
Das 19:45 ás 22:00

Benefícios

  • Apostila do Aluno
  • Áudios de prática guiada
  • Acompanhamento ao longo de 10 semanas e grupo de apoio no WhatsApp
  • 2 professores facilitadores

Inscreva-se

Para valores e inscrição acesse https://www.mindfuleatingsp.com/sobre
Ou clique aqui para me mandar um whatsApp ou caso prefira envie um e-mail para contato@joaomotarelli.com
*Vagas limitadas, sujeito a disponibilidade