Programa de 8 semanas de Mindfulness para promoção da saúde

Se você deseja receber gratuitamente o Ebook “Mindfulness – Manual para iniciantes” ou tem interesse em realizar o curso, preencha os campos abaixo

 

PORQUE APRENDER MINDFULNESS NOS DIAS ATUAIS?

Vivemos em mundo em constante mudança, cheio de novidades, que se desenvolve em uma velocidade na qual o mundo jamais pode presenciar. Não é tarefa fácil a nós, seres humanos, nos adaptar a essa imensidão de informações novas que recebemos diariamente, tornando um desafio a nossa própria espécie se adaptar em um mundo tãoFrase Javier Garcia frenético. Adaptar-se em um ambiente como o dos dias atuais nos custa estresse e sofrimento, e a solução para viver neste mundo não está na tecnologia que criamos, mas nos profundos meandros de nossa própria mente.


O QUE É MINDFULNESS?

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Assim, estar mindful é estar atento ao presente momento, de forma intencional e sem julgar, numa atitude de curiosidade, abertura e gentileza, sendo o momento bom ou ruim.

 


O QUE NÃO É MINDFULNESS

Ao contrário do que se pensa, Mindfulness não é meditação e não é necessariamente relaxamento. Mindfulness refere-se a um estado ou característica da mente humana, presentes em todos os indivíduos em maior ou menor intensidade (Demarzo e Campayo, 2015)

PALESTRA INTRODUTÓRIA GRATUITA:

INFORMAÇÕES EM BREVE!


A QUEM SE DESTINA

  • A você, que gostaria de aprender de forma correta a utilizar as práticas de Mindfulness na vida diária. Este é um curso que irá lhe ensinar o que é Mindfulness e facilitar o processo para que possa entender e começar a praticar Mindfulness na vida diária;

Em especial, este curso poderá promover benefícios para aqueles que:

  • Gostariam de aprender a manejar as emoções e gerenciá-las, como estresse, ansiedade, sensação de “sobrecarregado” ou Burnout;
  • Indivíduos que apresentem hipertensão e diabetes;
  • Baixa atentividade e ou déficit de atenção;
  • Sintomas de depressão, estresse e ansiedade.

Poderão se beneficiar também, pessoas que buscam autoconhecimento, melhora da qualidade de vida e promoção da saúde.

Ou seja, realizar este curso te beneficiará por diversos motivos. A ciência cada dia mais está comprovando os seus diversos benefícios para a saúde.

Confira os depoimentos dos participantes que já realizaram esse curso ao final da pagina.

Atenção profissionais e demais interessados, este curso também é pré requisito para:

  • Especialização em Mindfulness – UNIFESP
  • Formação em diversos protocolos de Mindfulness Mindful Eating

Observação: será realizada entrevista através de questionário. Caso seja necessário, uma entrevista pessoalmente ou online será feita para compreender melhor o perfil de cada participante.


O PROGRAMA DE MINDFULNESS PARA PROMOÇÂO DA SAÚDE

O programa de Mindfulness para promoção da saúde (MBHP) é inspirado nos programas de redução estresse baseado em mindfulness (Mindfulness Based Stress Reduction -MSBR, Univesidade de Massachussets, Estados Unidos) e Terapia cognitiva Baseada em Mindfulness (Mindfulness Based Cognitive Therapy – MBCT, universidade de Oxford, Inglaterra) dentre outros. A grade completa do curso está disponível no final da página.

PRÉ REQUISITOS:

  • Disponibilidade de 2 horas semanais para as aulas Online e Ao vivo;
  • Celular ou computador com acesso à internet para acesso as aulas Online;
  • Fones de ouvido e WebCam;
  • Estar intencionado a aprender e aplicar Mindfulness na vida diária.

COMO FUNCIONA?

Serão realizadas sessões semanais, online, ao vivo e interativas, com duração média de duas horas.
O aluno receberá áudios, que servirão de guia para a prática diária. É recomendado, como parte do programa, a realização de diários e exercícios para aplicação dos conceitos no dia-a-dia.
Os materiais serão disponibilizados via Dropbox.

OBJETIVOS DO CURSO

Após o curso de 8 semanas, o aluno estará apto a aplicar os conceitos de Mindfulness na vida diária.
Observação: Este curso não o certifica para guiar grupos ou pessoas na técnica.

GRADE DO CURSO DE MINDFULNESS PARA PROMOÇAO DA SAÚDE

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Inscrições

INFORMAÇÕES EM BREVE – Nova turma prevista para início de 2019

Depoimentos

 

Monica Stockler, Nutricionista

 

Naiara Belmont, Nutricionista

 

Luana Macedo, Estudante de Nutrição

 

Nathalia Mancineli, Estudante de Nutrição

 

“Como você fica em silêncio? Já parou para se observar?
Por muito tempo eu sonhava praticar meditação e confesso que até invejava quem conseguia. Foi num momento de dificuldade em minha vida que precisei de silêncio e comecei a meditar. Aprendi, mas andava praticando pouco. Há pouco tempo, incentivada por um curso de mindfulness – técnica que ensina a ter atenção plena e deixar de fazer as coisas no piloto automático – retomei as meditações.
Por ser um curso, as meditações eram direcionadas aos conteúdos abordados e sempre ao final de cada prática, quando os professores nos questionavam sobre nossas experiências. Numa das práticas, em que ao longo de duas horas precisamos ficar em silêncio, muitas reflexões surgiram e uma frase dita por uma colega fez tanto sentido para mim que compartilho aqui: “No silêncio conversamos com alguém muito importante, nós mesmos”.
Achei lindo e verdadeiro, pois ao longo de nossas vidas muitas vezes esquecemos de nós. O que nos é ensinado – com boas intenções, reconheço, mas por uma interpretação duvidosa de como agir – é que precisamos nos doar e viver para o próximo. Eu mesma a cada dia aprendo que, se não estiver bem comigo mesma, não conseguirei ajudar ninguém.
Não é fácil. Quando estamos sozinhos com os nossos pensamentos pode aparecer medo, raiva, impotência. Precisamos fazer alguma coisa a respeito, e a solução mais fácil para nos afastarmos das próprias inquietações é focar na vida dos outros. Podem ser os filhos, o marido, colegas de trabalho ou amigos. O mais fácil, na maioria das vezes, é nos concentrarmos no outro para esquecer dos nossos problemas.
Observo a cada dia que, quanto mais eu estiver conectada comigo mesma, aceitando as minhas fraquezas, medos, inseguranças e entendendo que tudo isso faz parte da vida, mais equilíbrio terei para ajudar familiares, amigos e pacientes. É muito difícil, mas é possível.
Um dia, no avião, me dei conta de uma frase que sempre ouvimos antes de decolar: “Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão. Primeiro coloque a sua, para depois ajudar outras pessoas.” Podemos usá-la como uma perfeita metáfora para a vida: se eu não estiver bem, como ajudarei o próximo?
Muitas vezes, é no silêncio que encontramos as melhores respostas.”
Juliana Ardengui – Nutricionista

“A experiência foi muito rica. Percebi uma diferença enorme na minha forma de agir no dia a dia, menos reativa, não achei que fosse ver tanta mudança em apenas 8 semanas. Nunca havia participado de um grupo ou curso online ao vivo e achei incrível poder compartilhar o momento com pessoas de varias partes do país.”
Patricia Belotti – Nutricionista, SP

“O programa expande a consciência com relação aos pensamentos, sentimentos, ações, além de proporcionar uma nova maneira de perceber o mundo, o ser humano e o tempo, ou seja, antes em função da rotina acelerada e do estresse, situações simples do dia a dia passavam desapercebidas. Sendo que, após o programa através das práticas, a rotina não deixou de ser estressante, porém a percepção mudou ou seja me tornei mais consciente dos pensamentos, emoções e ações, focada no presente, compreensível e grata.”
Tânia Gomes – Nutricionista, SP

“O Programa me ajudou a entender realmente o que é Mindfulness. A compreender que as práticas formais são muitos importantes, mas que o Mindfulness pode estar presente em doses homeopáticas ao longo do meu dia. Me fez perceber o quanto a minha autocobrança ainda é grande. E que ela é a responsável, na maioria das vezes, pela minha ansiedade. Me forneceu meios para identificar quando a ansiedade aparece e, mais do que isso, a saber o que fazer nesses momentos. Mas também a me acolher quando eu não souber o que fazer ou quando o que eu tentar fazer não funcionar. Me fez entender que as práticas não serão perfeitas e que as dificuldades aparecerão. E o que foi mais importante para mim, me ajudou a sentir o real sentido de autocompaixão.Tanto que espero muito por um Programa de Autocompaixão. Agradeço aos dois os ensinamentos, mas acima de tudo o acolhimento e o respeito em todos os encontros.”
Cibelle Magalhães – Nutricionista, SP

“E ontem no meio de um dia super tuburlento, carregado de emoção, tivemos a nossa última aula do curso de 8 semanas de Mindfulness. Aula que teve um significado muito especial na minha vida, durante essas oito semanas, com certeza aprendi muito sobre auto cuidado, compaixão, empatia, lidar com os meus pensamentos, o acolhimento, o julgamento e muitas outras coisas. E que presente lindo ganhamos, este potinho da gratidão. Na vida aprendi que muito mais que pedir as coisas a Deus, temos primeiramente agradecer. Sonhar, viver e todo dia agradecer, por tudo e todos que temos na nossa vida. Gratidão é uma palavra muito forte, que remete o coração, quando entendemos que coisas boas e ruins acontecem em Nossa vida e aceitamos estes fatos, tornamos a vida mais fácil, pois nada acontece ao acaso, sempre há um propósito envolvido. E se na nossa vida o dia mais importante é o hoje, então hoje quero agradecer ao nosso teacher por nos proporcionar estas 8 semanas de aprendizado, com tanto acolhimento e gratidão. E a todos os meus colegas de turma, que fizeram destas 8 semanas, aulas ricas de troca de experiências.”
Juliana Kato, Nutricionista, Doutoranda em Ciências da Cardiologia – UNIFESP,SP.

“Um curso pra vida, que nos ensinou muito! Nos ajudou a ouvir, a respeitar, a estar aberto, julgar menos, amar mais, ser compassivo… Até a respirar! Tudo isso como consequência de estar atento ao momento presente. Você passa a VIVER a vida ao invés de tentar controlar tudo. Muito obrigada por nos proporcionar tudo isso! Minha Gratidão hoje vai a você e a toda turma do curso de 8 semanas!”
Luana Macedo, Graduanda em Nutrição e estagiária do Setor de Lípides – UNIFESP, SP.

“O curso me fez ver que eu preciso desacelerar e estar realmente presente em alguns momentos do meu dia. A rotina nos faz agir no piloto automático e acabei percebendo que isso não estava me fazendo bem. Algumas práticas também me ajudaram bastante a lidar com os pensamentos e a praticar a verdadeira compaixão”
Clarissa Bandeira

“De um modo geral o curso foi muito construtivo. Percebi ao longo do processo melhora da concentração e atenção, principalmente nas atividades profissionais e associadas ao estudo.”
Viviane Sant Anna, Mestranda – UNIFESP/USP, SP

“Um curso extremamente vivencial, daqueles em que mudamos a forma de ver o mundo externo e interno. Faltam palavras para explicar, pois é muito mais de sentir! O instrutor ensina através do seu exemplo e ainda agrega a teoria a prática. Muito satisfeita com essa experiência. ”

Rafaela Peixoto

“O curso nos traz habilidades únicas, com ele pude entender e aprender lidar com alguns aspectos como o auto cuidado, os pensamentos,o julgamento, o acolhimento, pude entender alguns princípios que parecem ser simples mas que no fundo, quando conseguimos entender o verdadeiro significado e passamos a refletir sobre eles, tornam uma proporção muito diferente, como por exemplo os sentimentos de gratidão, empatia e compaixão. Poder entender cada um deles e colocá-los em prática é um ato de reconhecimento não só do próximo, mas também sobre nós mesmos.
Compreender que há pessoas que, às vezes, passam a vida sem se conhecer e sem estar atento a si mesmo, parece desesperador, porque a maioria de nós leva a vida no piloto automático, sem prestar atenção nos pequenos detalhes.
Portanto, o curso traz uma visão não só para a vida profissional, mas acredito que principalmente para a vida pessoal.” Anônimo

“O curso foi um facilitador para o auto conhecimento, permitindo uma maior consciência dos pensamentos e emoções num ambiente de acolhimento e gratidão. Com isso as ações e reações diante das situações cotidianas se tornaram mais claras e assertivas.” Anônimo

“Consigo controlar melhor a ansiedade, estresse e irritabilidade, reduziu bastante a vontade de mascar chiclete, comer chocolate e consumir bebida alcoólica e,  após o término de todas as sessões, me senti mais viva, feliz e agradecida.” Anônimo

“Acho que com as práticas me tornei uma pessoa mais consciente de mim e dos meus atos. Passei a enxergar e observar fatos que antes passavam batidos. Aprendi principalmente a aceitar os meus pensamentos e saber como lidar com eles.” Anônimo

“Com as práticas, fui me tornando mais aberta para as situações da vida diária, sem ficar relutando com as que até então julgava como desagradáveis. Aprendi a aceitar melhor e a partir daí encontrar os caminhos que deveria seguir.
As práticas do dia do silêncio foram as que tiveram maior relevância no aspecto de vida pessoal, em relação a me escutar melhor e assim escutar melhor o próximo. Percebi o quanto se fala em silêncio, as vezes muito mais do que com palavras.
Além disso, a prática da compaixão tem me ajudado a lidar melhor com pessoas as quais eu tinha aversão e que hoje me sinto mais confortáveis na presença delas. E, conforme continuo praticando, sinto cada vez mais melhoras neste sentido e me sentindo conectada com elas.” Anônimo

Utilizo algumas das técnicas formais e informais com meus pacientes como estratégia para a adesão ao tratamento. Anônimo

“A maneira de conduzir o atendimento ao paciente,escutar e falar sobre a alimentação tem sido mais atenciosa. Consegui exploramos melhor os assuntos que envolvem a alimentação e as emoções, como comer sem culpa, entre outros.” Anônimo

“Acredito que a minha visão profissional mudou, principalmente quando falamos de compaixão, empatia e acolhimento. Lidar com pessoas não é fácil, cada ser humano é único, com o curso criamos habilidades para aprender a lidar com as situações.” Anônimo

“Como a respiração consciente pode acalmar e melhorar a concentração e foco, comer mais consciente e pleno, observando ainda mais o sabor e as sensações oferecidas pelos alimentos e o modo de me comunicar, ouvindo mais as pessoas (não apenas as palavras, mas a linguagem corporal, o que ajudou inclusive nos atendimentos).” Anônimo

 

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