Os estereótipos de gênero e a publicidade

Quantas vezes nos deparamos com propagandas de produtos nos quais mulheres que se tornaram mães recentemente deveriam manter a casa limpa e uma aparência atraente? Ou ainda anúncios em que os homens não seriam capazes de trocar fraldas e as mulheres de estacionarem?

Pensando nisso, a Autoridade de Padrões de Anúncios (ASA) fez uma pesquisa sobre os efeitos deste tipo de publicidade pois, para o órgão esse tipo de publicidade limita as escolhas, aspirações e oportunidades de crianças, jovens e adultos, causando também desigualdade.

Dessa forma, no mês de junho, o Reino Unido (o mesmo que tem Mindfulness nas políticas de saúde e política pública e também que proibiu a venda de plásticos no país) determinou que a publicidade não pode mais reforçar estereótipos de gênero. Essa norma vale tanto para televisão como redes sociais e online. Uma mudança revolucionária e além de tudo necessária!

O setor de publicidade terá seis meses para se adaptar a regra. Portanto, desde dia 14 de Junho a autoridade estará a receber denúncias e avaliando cada peça publicitária para determinar se a nova regra foi desrespeitada.

São alguns exemplos:
Se a peça publicitária mostrar uma pessoa que fracassou de alguma maneira, isso não pode estar relacionado, mesmo que de forma implícita, a alguma característica física.
A publicidade para mulheres que se tornaram mães recentemente não deve sugerir que a prioridade é manter a casa limpa ou uma aparência atraente.

Anúncios não devem diminuir homens por executar tarefas que são tradicionalmente feitas por mulheres

O que você achou dessa lei? O Brasil deveria aderir?

 

Texto por João Motarelli e Julia Tott Mormillo

 

Reportagem do G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s