Aplicação do Mindfulness (atenção plena) em um serviço de obesidade nível 3

É sabido que estratégias de Mindfulness (atenção plena) podem incentivar e auxiliar em comportamentos alimentares mais saudáveis. Dessa forma e pensando na falta de estudos comprovando sua eficácia clínica com relação a obesidade, Hanson et al. realizou sessões em grupo da estratégia em um serviço de obesidade de nível 3 no Reino Unido.

O estudo contou com 4 sessões em grupo de 6 a 12 pacientes com duração de 90 minutos, sendo administradas a cada 2 semanas durante um período de 8 semanas. É importante ressaltar que na University Hospitals Coventry e Warwickshire já eram realizadas sessões em grupo semelhantes, contendo uma equipe de nutricionistas, psicólogos e médicos especializados, contudo, nenhum dos pacientes recebeu ensinamentos de técnicas de atenção plena, sendo dessa forma o grupo controle do estudo.

Cada sessão focou no manejo da obesidade no estilo de vida (alimentação e atividade física), com ênfase especial nas técnicas de mindfulness para melhorar a relação do participante com a alimentação. O comportamento alimentar foi avaliado através do questionário “whole person integrative eating questionnaire”, método validado para avaliação do estilo alimentar. Assim como, o peso corporal também foi medido: no início do estudo, durante cada sessão e aos 6 meses após a conclusão das sessões em grupo.

Foram realizadas análises de dados dos pacientes que participaram de pelo menos 3 sessões em grupo e preencheram todos os questionários. Esses 33 participantes que concluíram todo o processo tiveram diferenças significativas quando comparados com os 22 não-concluintes (sendo peso e IMC menor), como também houve perda significativamente maior de peso aos 6 meses. Já em comparação ao grupo controle, houve uma perda de peso maior nos pacientes que receberam o mindfulness (aproximadamente 3 kgs), assim como os pacientes relataram melhora na autocompaixão, autoestima e autovalorização. O relacionamento com os alimentos também foi melhorado e os participantes se sentiram mais confiantes no autogerenciamento da perda de peso após a participação nas sessões em grupo.

 

Texto por João Motarelli e Julia Tott Mormillo

 

Hanson, P., Shuttlewood, E., Halder, L., Shah, N., Lam, F. T., Menon, V., & Barber, T. M. (2018). Application of Mindfulness in a Tier 3 Obesity Service Improves Eating Behavior and Facilitates Successful Weight Loss. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 104(3), 793–800.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s