Uma luta problemática para os atletas de esportes de combate de elite

Atletas de esporte de combate, como lutadores e judocas, passam frequentemente por restrição alimentar e regulação do peso em um curto período de tempo. Essa redução de peso é motivada pela otimização do desempenho, por razões estéticas ou principalmente para alcançar um peso pré designado ao esporte.

Esses atletas relataram passar por diferentes fases de controle de peso, que se estendem do peso natural até o peso campeão. Durante as preparações finais, foram encontrados níveis mais altos de raiva e tensão, sendo considerados pelos atletas o controle de peso a parte mais estressante do esporte.

Devido a esse estressante controle de peso, é priorizado pelos mesmos a perda de peso acima do prazer em comer, da fome, sede e até mesmo os aspectos de saúde. Mesmo com o aconselhamento nutricional a esses atletas enfatizando que os mesmos não visem reduzir drasticamente o consumo alimentar ou a desidratação severa como estratégias para a preparação final é percebido que esta não seria a melhor forma de resolver o problema.

Com isso, o entendimento e consciência do que está por trás dessa restrição alimentar e regulação de peso desse tipo de esporte é extremamente importante para que as organizações esportivas e os responsáveis envolvidos avaliem e possivelmente modifiquem o sistema de regras de classificação de peso existente para dar suporte ao aconselhamento nutricional que na maior parte das vezes é ignorado.

 

Texto por João Motarelli e Julia Tott Mormillo

 

Pettersson, S., Pipping Ekström, M., & Berg, C. M. (2012). The food and weight combat. A problematic fight for the elite combat sports athlete. Appetite, 59(2), 234–242.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s