Universidade de Massachusetts cria primeira Divisão médica de Mindfulness

Levando em consideração o papel de Mindfulness em cuidados de saúde, a University of Massachusetts Medical School anunciou a criação de uma nova divisão dedicada ao seu estudo. A Divisão de Mindfulness, a primeira desse tipo, engloba o Centro de Atenção Plena em Medicina, Assistência à Saúde, e Sociedade, criado por Jon Kabat-Zinn na década de 1980. Dentro de uma escola de medicina, uma “divisão” indica que uma área, como endocrinologia ou psiquiatria, é designada como algo que requer estudo em longo prazo para desenvolver tratamentos cada vez mais eficazes.

Isto cria uma infra-estrutura para apoiar pesquisadores e médicos para aprofundar o conhecimento científico da atenção plena e de como a mente funciona e essa nova designação aumenta muito as oportunidades de pesquisa (assim como as fontes de financiamento para essa pesquisa).

A decisão de estabelecer uma divisão médica dedicada à atenção plena é, de várias maneiras, o próximo passo natural para uma área que cresceu exponencialmente nas últimas quatro décadas.

Observando que a criação de uma divisão de escola médica dedicada a estudar o impacto da meditação era “virtualmente inconcebível” quando começaram a fazer esse trabalho, Kabat-Zinn ficou claramente satisfeito. “Que isso tenha ocorrido é diagnóstico de um novo e cada vez mais difundido reconhecimento das sinergias entre os domínios da medicina e meditação … bem como o reconhecimento dos desafios envolvidos na manutenção e otimização do bem-estar humano e da saúde ao longo da vida. Estamos agora entendendo a interconexão perfeita do cérebro, mente, corpo, experiência e bem-estar”.

As possibilidades são estimulantes:

Na frente da neurociência, eles trabalharão para refinar e confirmar hipóteses sobre os mecanismos de ação – em outras palavras, testando teorias científicas específicas de como e por que a atenção funciona de maneiras específicas e em instâncias específicas.

No campo clínico, aumentar o número de estudos de eficácia que refinam o tratamento e o treinamento em intervenções de mindfulness, como a Redução do Estresse Baseada no Mindfulness.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s