Feliz aniversário São Paulo!

Separei lugares especiais de São Paulo (e região) para que você tenha uma experiência única com Mindfulness e meditação 🧘‍♂.

Parabéns, São Paulo, por essa diversidade incrível que você oferece e que nem sempre nos damos conta de conhecer todas essa peculiaridades.

Se você conhece lugares como esse, compartilhe comigo nos comentários sua experiência!

Espaço da Antiga Serraria – Parque do Ibirapuera

Antiga_Serraria_do_Parque_do_Ibirapuera_2

Outro refúgio encontrado dentro Parque do Ibirapuera, o Espaço da Antiga Serraria reúne interessados na prática de yoga, meditação e outras atividades voltadas ao bem-estar. Vale lembrar que outras áreas do parque promovem uma programação diversificada, voltada ao público que quer esquecer o estresse e a correria do dia a dia para fugir do agito tipicamente paulistano.

Pico do Jaraguá – Parque Estadual Jaraguá

Pico_do_jaragua_aerial_2010

Para quem não tem medo de altura e quer relaxar, não existe melhor lugar em São Paulo que o Pico do Jaraguá, que fica dentro do Parque Estadual Jaraguá. Trata-se do ponto mais alto da capital paulista, em meio ao verde e em contato com muito ar puro — dali é possível avistar diversos lugares de São Paulo. Em dias de sol, sem nuvens, a visibilidade atinge um raio de até 55 quilômetros e garante um panorama igual ao da foto.

Gruta do Parque Jardim da Luz

parque-luz1-500x333

Você pode até pensar: “Jardim da Luz? Sério?”. Pois é, bem pertinho da Estação da Luz, atrás da Pinacoteca, existe um parque. Dentro desse parque existe uma gruta. Dentro dessa gruta, você pode se concentrar no barulho da água e dedicar a si mesmo 10 minutos da sua rotina. O bom do Parque Jardim da Luz é que ele é acessível, podendo se encaixar perfeitamente na rotina das pessoas que moram na região.Se não se sentir confortável no escurinho da gruta, sem problemas: todo o arredor tem potencial para fazer parte da de lugares bonitos para praticar meditação em São Paulo.

Praça do Pôr do sol

pds5

Para relaxar e ainda admirar a beleza do entardecer caindo sobre a cidade de São Paulo, locais e viajantes se reúnem na Praça do Pôr do sol, no Alto de Pinheiros. Pouco antes de anoitecer, seu gramado é invadido por toalhas e cangas, onde se sentam os visitantes, preparados para o espetáculo do sol. Que tal observar este pôr-do-sol, estar totalmente presente nele?

Solo Sagrado de Guarapiranga

guarapirga

Um dos maiores espaços dedicados à meditação no Brasil, o Solo Sagrado de Guarapiranga é ponto de encontro para os visitantes e moradores que querem tranquilidade. O silêncio, a natureza, os santuários e o lugares como a Orla da Represa proporcionam a harmonia essencial para relaxar e renovar suas energias.

Templo Fo GuangShan

Este templo é mais uma das muitas opções para quem quer entrar em contato com o budismo, de uma forma mais profunda. A decoração resgata o melhor da espiritualidade de Buda e, para felicidade dos visitantes, as reuniões de meditação são abertas ao público, bem como cursos diversos, de temas como culinária vegetariana, idioma chinês e tai chi chuan (arte marcial chinesa).

Shambala

A Shambala é uma escola de meditação em São Paulo que trabalha com duas linhas de meditação: a Shamatha (voltada à consciência plena) e Vipashyana (que desenvolve atenção panorâmica). Todas as terças às 19h30 eles fazem um Open House no qual dão palestras e então te permitem participar dos cursos e seções de meditação. Eles ficam no bairro do Paraíso.

Espaço Ecumênico

centro_ecumenico_-_site_1200x635

O bairro Morumbi é conhecido por ser um dos maiores centros empresariais de São Paulo. No meio dessa loucura de prédios, bares e universidades, como encontrar um cantinho de paz para ouvir os próprios pensamentos? O Shopping Morumbi pensou nisso e criou um Espaço Ecumênico. Assim que você entra, se sente em outro lugar no espaço-tempo. O barulhinho da água, as músicas tranquilas de meditação, a luz suave, tudo colabora pra que você saia de lá com todos os problemas no lugar certo. Se trabalhar, morar ou estudar pelos arredores do Shopping Morumbi, passe pelo Espaço Ecumênico, dê um pause no ritmo acelerado do dia a dia e harmonize seu interior com o mundo e todas as suas diferenças.

Edifício Copan

giz-copan-60-horas-04

Quem já pratica meditação sabe que, com o tempo, você se torna capaz de meditar em absolutamente qualquer lugar. O terraço do Copan é um bom desafio para quem está acostumado apenas com lugares silenciosos. No alto dos seus mais de 30 andares, o vento fala mais alto do que a cidade pulsando lá embaixo. Os carros soam como uma lembrança distante e você tem a oportunidade única de sentir São Paulo ao invés de correr por ela. Não parece uma experiência incrível? O Copan abre seu terraço de segunda a sexta, das 15h às 16h. Você só precisa assinar um livro de visitas na Administração do edifício – não tem que pagar nada. O ideal é chegar alguns minutos antes, para subir assim que a portaria liberar. Assim, poderá admirar a cidade na primeira meia hora e meditar na última metade do passeio. Não vai se arrepender.

E aqui perto?

Templo Zulai

templo-zu-lai-cotia-sp-ckturistando

Localizado em Cotia, cidade vizinha a São Paulo, é considerado o maior santuário budista da América Latina. Aberto ao público e com entrada gratuita, o local não atrai somente fiéis praticantes, mas também grupos de amigos, famílias e pessoas de qualquer religião que querem curtir um passeio zen pertinho da capital. O templo conta com uma grande área externa que lembra um jardim de palácio oriental, além de salas de meditação, um altar principal e serviços básicos para receber visitantes, como estacionamento, café e restaurante.

Templo Odsal Ling

templo-odsal-ling

No Odsal Ling, também em Cotia e aberto ao público no fim de semana. Há atividades como palestras e práticas de meditação. Já os retiros e ciclos de ensinamentos são pagos. O templo tem cores vibrantes, que podem ser vistas de longe e se distribuem pelo terreno de 15 mil metros quadrados-elas representam os cinco elementos que formam o mundo material ( água, fogo, terra, madeira e metal). O local conta ainda com um refeitório voltado para quem vai passar o final de semana hospedado e quartos para discípulos que decidem fazer o programa de residência, que demora de seis meses a um ano.


As sugestões foram retiradas dos sites Plataoplomo, Sky scanner, Free the essence, Folha Uol, Veja SP

error: Content is protected !!