Existem diversos fatores e determinantes do consumo alimentar.

McCrickerd e Forde (2016) discutem no artigo “Sensory influences on food intake control: percepção sensorial e controle ingestão alimentar moving beyond palatability” sobre determinantes relacionados a pessoa ou relacionados a comida. Os determinantes relacionados a comida, seriam as experiências e propriedades sensoriais apresentadas pelo alimento, como a visão, cheiro e sabor.

Parte da discussão proposta neste artigo  pode  nos  auxiliar  a  entender  que  estes determinantes podem levar ao aumento do consumo alimentar, pois promovem o aumento de palatabilidade (avaliação positiva dos aspectos sensoriais). Dentro do contexto, a palatabilidade é também uma forma de indicar uma relação mais segura com o ​alimento.

As experiências sensoriais ocorrem antes, durante e depois de comer e se baseiam em visão, cheiro, sabor e textura dos alimentos; de maneira que quanto mais se aproxima do gosto do indivíduo, mais se come.


Percepção sensorial e o controle da ingestão alimentar

​Os autores apresentam diversos fatores que levam a escolha de algum alimento, demonstrados no infográfico à esquerda, adaptado de Chambers et al.

Essas escolhas podem ser feitas baseadas em aspectos:
• cognitivos e sensoriais, que definem o consumo tanto qualitativamente quanto quantitativamente

• após ingestão e absorção, que desencadeiam sinais de satisfação (relacionado a quantidade de comida que se deseja ingerir) e de saciedade (relacionada a supressão da fome e do próximo episódio de comer após a refeição – intervalo).

experiência sensorial do consumo se dá desde que a comida é vista até o momento em que é consumida e engolida, e é vivenciada através dos nossos sentidos, explorando então a questão visual, o cheiro, o sabor e a textura.
Em relação a VISÃO, esta é a primeira interação sensorial, em que se explora a aparência da comida, o tamanho e a quantidade.
Com o CHEIRO, identifica-se, por exemplo, se o alimento é ou não comestível; ocorre estímulo a salivação, promove apetite e leva ao consumo alimentar.
E o SABOR? Este é um dos mais complexos e é o principal determinante de consumo. O sabor que mais se gosta é o mais consumido. Porém, tanto adultos, quanto crianças, podem aprender a apreciar outros sabores; o paladar é adaptável.
E por último, sobre a TEXTURA dos alimentos, percebe-se que alimentos sólidos, viscosos e duros aumentam a experiência sensorial e a crença de maior conteúdo nutritivo, quando comparado com bebidas e alimentos leves. Porém, se estes últimos forem consumidos mais lentamente, prestando atenção e explorando cada parte do alimento, ocorre alteração na resposta e torna este alimento mais saciante.

ainda tem muito mais, semana que vem irei falar mais sobre essa artigo e os determinantes no consumo alimentar, até lá!

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