Acho importante sempre priorizar a literatura científica para que possamos propor uma discussão valiosa e importante e que venha agregar a todos nós na prática clínica.
Para que possamos entender melhor a prática de Mindful Eating e Mindfulness na prática, convido todos a visitarem as diretrizes americanas, traduzidas pela equipe do Centro Brasileiro de Mindful Eating, clicando aqui.

Em relação ao nível de evidência de Mindful Eating no emagrecimento, em Carrière et al. (2017), um trabalho com um dos níveis de evidência mais altos que temos em termos de publicação, denominada de Meta Análise, foram analisadas 18 publicações (cerca de 1000 participantes). O que se observou foi uma perda ponderal de 3,0kg a 3,5kg de peso, classificando este como um efeito moderado das chamadas intervenções baseadas em Mindfulness. Conclui-se que estas intervenções podem promover perda de peso e ainda promover melhora nos comportamentos alimentares relacionados ao sobrepeso e obesidade. Ainda são necessários mais estudos a fim de compreender a eficácia destas intervenções na MANUTENÇÂO desta perda de peso.

É importante salientar que, apesar dessa promoção de perda de peso, Mindful eating pode ser compreendido como um traço psicológico, não podendo ser chamado de técnica ou ferramenta e que os programas baseados emMindfulness são um treino de habilidades que utilizam Mindful eating como parte desse processo, não sendo então abordagens específicas para perda de peso, mas que podem vir a promovê-lo.
Finalizando, é importante lembrar que essas premissas relacionadas ao emagrecimento sempre existiram e vão existir, mas cabe a nós, profissionais, cultivar a sabedoria, a prática pessoal e, claro, nos apoiar.

Forte abraços a todos!

CARRIÈRE, K. et al. Mindfulness-based interventions for weight loss: a systematic review and meta-analysis. Obesity Reviews, [s.l.], p.1-14, 27 out. 2017

error: Content is protected !!